Nekogami Jinja - O Santuário dos gatos e a Lenda do surgimento Santuário e A Ilha Tashirojima - Ilha dos Gatos

Oi Oi meus Nekos!
Como vocês tem passado?
Espero que muito bem!
Bom como prometido irei falar sobre o Nekogami Jinja e a Ilha Tashirojima, em continuação da postagem anterior sobre o Neko No Hi ''O dia dos Gatos'', então vamos nessa! ♥



Ilha Tashirojima

É uma ilha do Japão conhecida como ''A Ilha dos Gatos'', que situa-se a 20Km da cidade de Ishinomaki em Miyagi Ken, área onde ocorreu o Terremoto e Tsunami de 2011.
O título de ilha dos gatos, é devido a população de felinos ser muito mais elevada que a de humanos habitantes de lá, na qual não passam de 80.
A população caiu 90% em relação à 50 anos atrás e atualmente cerca de 83% dos habitantes da ilha, possuem mais de 65 anos.
Praticamente desabitada e parcialmente destruída após a passagem do Tsunami de 2011, mesmo ocorrendo tal catástrofe, o local não foi completamente destruído, o que leva mais ainda os japoneses acreditarem na sorte e proteção que os gatos trazem!
Não existem cães na ilha, somente centenas de gatos, na maioria ''vira latas'', ou gatos de rua.
Eles são alimentados pelos poucos moradores, pescadores e visitantes, a ilha é uma ótima atração para turistas que amam gatos, ou seja tenho que ir lá! ( =ω=)..nyaa


Na ilha tem algumas construções temáticas com gatos, agradando mais ainda ao turismo, e também Nekogami Jinja ''santuário de gatos'',  lá não tem campo de pouso e a única maneira de chegar na ilha é de balsa, que sai de Ishinomaki, leva cerca de 45 minutos.

Mais como surgiram tantos gatos?

 Há muito tempo atrás, a principal atividade econômica da ilha era a produção do bicho-da-seda, porém ratos estavam destruindo a produção, foi que então trouxeram alguns gatos como predadores destes roedores.
Os gatos fizeram seu trabalho natural, e deram paz a atividade econômica de Tashirojima, foi que então com o passar do tempo, os gatos foram multiplicando-se e se alojando perto das casas dos pescadores, onde aproveitam-se das sobras, hoje não há mais criação de bicho-da-seda na ilha, e suas atividades principais são a pesca e o turismo.

Nekogami Jinja 


Inspiração do amor dos japoneses por gatos, os Nekogami Jinja são santuários exclusivos para gatos, na qual os donos vão fazer pedidos e orações pela saúde e vida longa do seus felinos.
Os Nekogami Jinja são localizados em Kagoshima e Kannushi, os santuários xintoístas possuem uma fonte d'água na entrada, onde os visitantes jogam moedas e fazem pedidos logo em seu Torii, se você não sabe o que é um Torii, clique >>aqui<<.

Lenda do surgimento do Nekogami Jinja 

Segundo a lenda, por volta do ano 1572, um grande samurai, Yoshihiro Shimazu, viajou de Kyushu para a Coreia, para a batalha de Kizakibaru, com sua comitiva levou junto 7 gatos, na qual o samurai conseguia decifrar as horas nas pupilas dos gatos, de acordo com a posição do sol, especificamente 6:00hs, 8:00hs, 10:00hs da manhã, meio dia e 4:00hs, 6:00hs da tarde, o que ajudou Yoshihiro ter uma ótima precisão de tempo durante sua longa batalha, permitindo vencer seu inimigo, a vitória contra o clã Ito é tida como grande contribuição para a unificação de Kyushu.
No final da guerra, apenas dois dos sete gatos sobreviveram, e foram levados de volta a Kagoshima, como forma de gratidão ao serviço e lealdade prestados, em 1062 o senhor Shimazu construiu um santuário exclusivamente dedicado a eles.

 
Depois da restauração do Meiji a família mudou-se para a vila Shimadzu e o Santuário dos Gatos fora transferido para o local, tornando-se um Santuário de devoção a todos os gatos.
Ainda la se comemora o ''Toki no Kinebi'' no dia 10 de junho, o dia do tempo. Nesta data, no templo relojoeiros ou amantes de gatos, homenageiam estes dois gatos de sobreviveram na lenda ''os gatos do tempo'', ou agradecer e celebrar seus próprios gatinhos de estimação escrevendo em plaquinhas de madeira que são penduradas nas paredes do templo, também são feitos pedidos pelos felinos.


Então meus Nekos, esse foi o post de hoje, praticamente 3 em 1 hehe, foi como sempre trabalhoso mais feito com muito amor pela Maru, não deixem comentar e compartilhar com seus amigos, voltem sempre para mim!
Nyah! (=⌒‿‿⌒=)

6 comentários:

  1. :o gostei da postagem, a lenda e bem interessante :p kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yoo fico feliz que tenha gostado Neko ♥ ( = ^. ^= )
      Eu amo a lenda do Nekogami Jinja! :3 Nyah!

      Excluir
  2. Caramba deve ser um paraiso um lugar cheio de gatinhos
    Amei o post :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Neko (= ^.^=)
      Eu me imagino nesta ilha todos os dias *^* é um paraíso mesmo ♥
      Fico feliz que tenha gostado XD arigatõ!

      Excluir
  3. Incrível, não sabia da existência dessa ilha, adorei o blog! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha aprendido coisas novas aqui! Obrigada pela visita e comentário ^^
      Abraços!

      Excluir

♥Olá Neko, leu e gostou? Comenta!
♥Sua opinião é muito importante para o funcionamento do Maru Sama!
♥Compartilhe, e volte sempre! \(^_^)/