Onigiri *-* Bolinho de arroz Japonês

Olá Caros Leitores! tudo bem com vocês? (⌒▽⌒)

Hoje vou falar sobre o Onigiri ! algums amigos pediram que eu publicasse um post sobre o Onigiri a um tempo... Por tão saboroso ser este alimento de origem japonesa :D confesso a vocês que eu sei fazer onigiri mais tenho dificuldade em molda-lo kkkk não é complicado, é porque não tenho prática mesmo, citarei a receita abaixo, sem delongas, vou falar um pouco sobre a origem do onigiri e o que ele é de fato...



Oque é Onigiri??



Como vocês já notaram no título do post, Onigiri é um bolinho de arroz de origem japonesa, ele é feito com arroz japones moldado de forma triangular ou oval, envolvido com uma folha de nori.

- NORI: é uma folha feita apartir de algas marinhas, é muito utilizada na culinária japonesa.
O onigiri pode ser recheado de váreas formas, Salmão frito, Umeboshi, katsuobushi e outros ingredientes salgados ou azedos.


*Pra quem nao sabe o que é Umeboshi e Katsuobushi--> Umeboshi é um pavê em conserva de Ume uma fruta oriental que é uma ameixa, parecida com um damasco, de gosto forte àcido e salgado.

Katsuobushi é um peixe da família da cavala, cavalinha e atum, nao tem escamas so pele.


O onigiri se vende amplamente no Japão, tem lojas especiais de onigiri lá são chamadas de (Onigiri-ya).

Origem do Onigiri :

Existem escritos do século XV que contam que samurais, levavam bolinhos de arroz em bambus, como refeição durante as batalhas, por serem fácil e leves para transporte. Também antes da origem do Hashi (os pauzinhos talheres) o arroz era ralado em pequenas bolinhas para ser fácil de servir, isso no período Nara.
No período Edo o onigiri era apenas uma refeição rápida, então daí que cozinheiros pensaram em como fazer em grande quantidade, então a partir da era Meiji foi usado com o Nori que então se tinha o seu cultivo, Já no ano de 1980 foi construida uma máquina que fazia o onigiri em forma de triangulo, fazendo um furo para por o recheio e cobrindo com a folha de Nori.


O onigiri pode ser modelado de váreas formas, o masi tradicional e o triangular e oval, mais demonstrar arte é valioso, você pode fazer onigiri em forma de bichinhos fofos, personagens e váreas forminhas, abaixo a receita e logo após imagens de onigiris modelados diferentes:


RECEITA DE ONIGIRI : 



Ingredientes:



  • 450 g de arroz japonês;
  • 500 ml de água;
  • 1/2 colher de sopa de açúcar;
  • 2 colheres de sopa de vinagre;
  • Sal a gosto;
  • 5 cm de alga kombu (nori) cortadas em tiras a gosto;
  • Atum a gosto.

  • Modo de Preparo:


       Lave bem o arroz até que a água fique quase transparente, mas sem quebrar os grãos. Deixe-o descansar por 30 minutos na peneira, submerso em água de forma que essa ultrapasse um dedo a superfície do arroz, para que fique bem hidratado
         Transfira para uma panela alta o arroz lavado e a água (de preferência panela anti-aderente), e deixe em fogo forte até ferver. Pode-se utilizar também uma panela de pedra-sabão: o resultado é surpreendente. No caso da panela de pedra, o fogo deve ser forte nos primeiros 10 a 15 minutos (dependendo da sua espessura).
         Desligue e deixe tampado por 10 minutos. Nao se esqueça de que, se o arroz for novo, deve-se reduzir a quantidade de água em 30 a 40 ml. Se o arroz estiver meio velho, coloque 1 colher (chá) de óleo neutro (canola, arroz, semente de uva): ele dará liga e brilho ao arroz ressecado.
         Retire o arroz da panela, evitando a porção que grudou no fundo (se houver). Os onigiri devem ser moldados ainda mornos). Preencha ½ xícara (chá) de arroz cozido. Faça uma cova ao centro e coloque o recheio a seu gosto (umeboshi, atum, salmão salgado grelhado, lascas de bonito seco, ovas de salmão ou caviar). Molhe as mãos com uma mistura de: 1 xícara (chá) de água e 1 colher (sopa) de sal.
    O importante é apertar o suficiente para que eles não desmanchem na hora de comer, mas não demais, a ponto de esmagar os grãos
         Faça bolinhos redondos ou triangulares: forme cones com as mãos e aperte o arroz. Pode-se enrolar os onigiris com um retângulo de nori (alga), folhas cozidas ou cobrir com gergelim torrado (as folhas de nori são cortadas com tesoura o que permite usar a imaginação na hora de decorar seu onigiri).

    Recheio:


     A ameixa umeboshi deve ser colocada dentro do bolinho sem a semente. (Dependendo do tamanho, ela deve ser colocada inteira ou pela metade.) O atum em lata deve ser misturado com maionese até que fique cremoso, e temperado com shoyu e um pouquinho de suco de limão.
         Já o salmão deve ser em filés, com a pele, e levemente salgado. Deixe-o secar na geladeira, embrulhado em papel-absorvente e sem filme, para perder a umidade. Deixe por 1 noite e, no dia seguinte, grelhe o peixe. Retire espinhas e pele, leve ao fogo e, com uma espátula, esmigalhe e seque. Tempere com saquê e um pouquinho de shoyu. Lascas de bonito seco (okaka): coloque em 1 xícara (chá) as lascas de bonito e tempere com shoyu e gergelim torrado. Ovas de salmão: deixe de molho por 1 noite 2 colheres (sopa) de ovas de salmão temperadas com 1 colher (sopa) de saquê e ½ colher (café) de shoyu.
         Umeshiso: pique 3 umeboshi sem sementes e misture a 5 folhas de shiso (cortado fininho) e 1 colher (sopa) de gergelim torrado.

    (Fonte da receita : Nihongo Brasil).



    Boa Sorte com a receita! fassam é muito gostoso! ^^
    Sejam criativos na modelagem:











      Espero que tenham gostado do Onigiri de hoje, ops! kkk digo o post de hoje ! kisus! ^^

    6 comentários:

    1. Não sabia que podia temperar, deve ficar uma delícia com o atum..
      Gostei muito da criatividade dos bonequinhos. A estrelinha me lembrou do jogo do super mário. rsrsr
      Abração Va.
      http://justva.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá querida Ya ^^ pode fazer do seu onigiri uma obra de arte *---* !!! fico feliz por ter gostado do post ^^ Obrigadaa! :3 seja sempre bem vinda aqui!

        Excluir
    2. Olá Maru-sama e bom dia para te amiga.
      Conferindo esta deliciosa receita de: Onigiri # Bolinho de arroz Japonês. Não conhecia e achei muito diferente estes bolinhos em forma de rosto chinês os quais devem fazer um sucesso com adultos,mas a criançada devem apreciar muito mais , pois adoram comidas caracterizadas. Grata por compartilhar sempre que postar me indique que eu gosto de participar e ser retribuída se não houver empecilho, pois fica a critério. Abraços sempre.
      ClaraSol

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá querida Clara! ^^ estou muito contente por ter gostado do Onigiri *-*, sim, como o onigiri é um alimento japones bem antigo que ja vem desd antes o período edo, antes ate mesmo da existencia dos hashis, ele e bem famoso na Japão e faz bastante sucesso e agrado aos paladares japoneses ^^ eu adoro comer onigiri, recomendo que tente fazer! e muito bom! obrigado pelo carinho, seja bem vinda aki sempre! :D continuarei compartilhando sempre! obg por comentar ^^

        Excluir
    3. Porque tudo no japão é mais legal que tudo? ;-;

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. XD essa é uma das matérias mais queridas do blog hahaha
        A culinária japonesa é extraordinária mesmo *-* cada prato maravilhoso ♥ hihi

        Excluir

    ♥Olá Neko, leu e gostou? Comenta!
    ♥Sua opinião é muito importante para o funcionamento do Maru Sama!
    ♥Compartilhe, e volte sempre! \(^_^)/