SUSHI na tigela e HASHI na mão

Decidi falar do Sushi, porque é minha comida preferida u.u hehe então o Sushi é um prato oriental, servido de frutos do mar , peixes cru, Salmão na maioria, legumes e molho shoyu ,arroz e algas e outros complementos, é uma delícia, eu particularmente adoro *-*



O sushi é um prato bem bem antigo no Japão também na China e na Coréia ... aki no Brasil temos algums restaurantes orientais que servem, nao só aki, como sao espalhados pelo mundo, vou citar a receita aki, eu fasso em casa as vezes, mais prefiro comprar em restaurantes kkkk pela preguiça mesmo tá.  Existem varios tipos de sushis... eu já comi quase todos os tipos citados abaixo :3 hehe!


Makizushi:




Futomaki:





Hosomaki:



Kappamaki:






Tekkamaki:





Temaki:




Uramaki:




Oshizushi:




Nigirizushi:

Gunkanzushi:




Inarizushi:




Chirashizuchi:




Edomae Chirashizuchi:




Gomokozushi:




Narezushi:




RECEITA DE SUSHI


INGREDIENTES
3 xícara (chá) de arroz japonês
3 ½ xícaras (chá) de água
1 colher (chá) de sal
4 colheres (sopa) de Su
4 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de saquê
10 colheres (sopa) de vinagre de arroz
1 quadrado de alga (aprox. 8cm)
1 alga (aprox. 5 cm)
1 fatia média de peixe de sua preferência

Acessórios necessários: 
Faca (bem afiada)
Sushimaki, sudare ou MaKisu (esteira de bambu)
Tábua
Espátula de bambu
MODO DE PREPARO
Arroz:
Lavar bem o arroz e deixá-lo de molho na água por 1 hora. Em seguida, limpe a alga com um pano levemente úmido, corte com uma tesoura em tiras e leve ao fogo junto com o arroz e o saquê. Retire a alga, assim que o arroz começar a ferver. Em fogo baixo, deixe o arroz ferver por mais 10 minutos. Misture o sal, Su e açúcar, mexendo o arroz com uma espátula de bambu até esfriar.

Peixe:
Utilizando uma faca bem amolada, corte o peixe de sua preferência, nivelando o filé, cortando-o ao meio no sentido do comprimento. Em seguida, corte as fatias em formatos retangulares, de preferência, um pouco maior que o rolinho de arroz.


Montagem:

Sobre a esteira de bambu, coloque a folha de alga. Em seguida, despeje por cima da alga uma cama de arroz, com cerca de 1cm de altura, deixando alguns fossos para cobri-los com o recheio- peixe. Com o auxílio da esteira, enrole a alga fazendo um pouco de pressão.
Para fixar as extremidades abertas, umedeça as folhas das algas.


Dica do chef: Sirva o sushi regado a molho de soja, fatias de gengibre agridoce, gergelim e wasabi
(fonte receita:http://anamariabraga.globo.com/home/receitas/receitas.php?id_rec=7275)

# Wasabi e Molho Shoyu

Wasabi é um tempero em pasta Japones, feito da planta wasabia, pra que nao sabe é um tempero bem ardeloso , eu comi um pouquinho com Hosomaki, e nossa gente... eu cospi fogo >< nao literalmente kkkkk mais arde muito o wasabi, mais da um bom gosto ao sushi ^^
wasabi
O molho Shoyu (molho de soja) é fabricado com um fungo chamado Aspergillus Oryzae, sal marinho e cereal torrado, eu gosto de adicionar molho shoyu no sushi, fica bem gostoso *-*
Molho Shoyu

HASHI

O hashi é um par de palitinhos utilizadas como talher no Japão, China, Coréia e no Vietnã, os hashis são feitos de madeira, marfim, bambu, metal e hoje existem os de plástico, são manuseados com a mão direita entre o polegar os dedos anelar médio e indicador, assim apanhando pedaços da comida e empurrando-os na boca, algums Ocidentais tem dificuldades em usar hashis, é como na sequencia abaixo:

Como segurar o Hashi
     

Hashi decorado





#espero q gostem do post de hoje kisus! :3

2 comentários:

  1. Olá Marcela.
    Bom dia!
    Que comida de aparência deliciosa.
    A comida é importante que além de ser saborosa, tenha um visual, pois a gente come primeiro com os olhos e comida japonesa tem este fator sobre a alimentação e sem falar que é muito saudável.
    Desejando um dia maravilhoso!
    Compartilhe sempre, pois aprecio com carinho post como este.
    Abraços sempre.
    ClaraSol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Clara Sol *-* A comida Japonesa tem aparencia bonita e bom gosto além de ser mto saudável. Feliz por ter gostado do post! mto obrigada pela visita! sempre compartilharei coisas interessantes sobre o Japão aki! e responderei a tdos que comentarem ^^ Bjos! <3 <3 <3

      Excluir

♥Olá Neko, leu e gostou? Comenta!
♥Sua opinião é muito importante para o funcionamento do Maru Sama!
♥Compartilhe, e volte sempre! \(^_^)/