Imigração Japonesa: Porque os japoneses vieram para o Brasil e a abertura dos portos

Olá meus Neko's!♥
Dando continuidade a série de imigração japonesa, irei contar hoje um pouco sobre os principais motivos e razões para os japoneses terem vindo para as terras brasileiras, se você não leu a  1° parte da série sobre imigração aqui do blog, clique neste (link) e retorne para esta postagem \(^_^)/



A forma de como ocorreu a imigração eu já falei no post anterior, que não foi das melhores, foi em um navio chamado Kasato Maru, partiram de Kobe, a viagem levou 52  dias em alto mar, movidos a náuseas pelo balançar da embarcação, chegaram no dia 18 de junho de 1908 no cais 14 do porto de Santos, tento percorrido aproximadamente 12 mil milhas náuticas.

Tudo foi por meio de um acordo entre o governo brasileiro e japonês, no século XX o Japão estava super povoado e isolado do mundo durante os 265 anos do período Edo, sem guerras, epidemias ou emigração, vivendo-se com técnicas agrícolas da época, eles produziam apenas o que consumiam, sem praticamente estoques para períodos difíceis, qualquer quebra de safra agrícola causaria fome geral.

O fim desta era deu espaço para projetos de modernização e abertura dos portos durante a era Meiji, apesar da reforma agrária, a automatização desempregou milhares de camponeses, e outros milhares perderam as terras endividados pelos altos impostos da era Meiji, que passou a ser cobrado por dinheiro que antes era cobrado por uma parte da colheita, contudo formou-se uma massa de trabalhadores muito pobres que não podiam nem sustentar suas famílias.

A partir de 1880 o Japão incentivou a emigração por meio de contratos com outros governos, antes do Brasil já haviam emigrado para o Hawai, Peru e México, e também houve fluxos de emigração japonesa para colonizar territórios recém conquistados da Coreia e Taiwan. Mais somente no Brasil, EUA e Peru, se formaram grandes colônias de japoneses e descendentes, praticamente todos que emigraram para Coreia e Taiwan, retornaram para o Japão após a segunda guerra mundial.

No Brasil a garnde expanção das plantações de café faltavam mão-de-obra na zona rural paulista, no fim do século XIX e início do XX, a economia cafeeira foi o grande motor da economia desde a segunda metade do século XIX até a década de 1920.

No dia 16 de novembro de 1880 o vice-almirante Artur Silveira de Mota, iniciou em Tóquio as conversações para um tratado de amizade, comércio e navegação entre os países Japão e Brasil, Mota foi recebido pelo vice-ministro de negócios estrangeiros, Kagenori Ueno. O esforço nesse sentido prosseguio em 1882, com o ministro plenipotenciário Eduardo Calado, que acompanhou Mota em 1880, mais o tratado só foi assinado 3 anos depois.

O Japão abriu o comércio mundial em 1846, até então era considerado muito distante fisicamente e politicamente do Brasil, o primeiro tratado de amizade, comércio e navegação foi assinado em 5 de novembro de 1895 entre o Brasil e Japão. A assinatura desse tratado marcou início das relações que ambos países tem até os dia de hoje.

O Brasil é o país com mais japoneses e descendentes do mundo sem ser o próprio Japão ♥


Incrível não é? :3
Se você gostou comenta e compartilha para ajudar a divulgar melhor o blog! Abraços da Maru! Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

♥Olá Neko, leu e gostou? Comenta!
♥Sua opinião é muito importante para o funcionamento do Maru Sama!
♥Compartilhe, e volte sempre! \(^_^)/