Porque os japoneses comem com pauzinhos ''Hashi''

Olá meus Nekos! Como estão vocês?
Hoje irei tratar de um assunto muito simples mais muito interessante, e poucas pessoas se ligam nisso, muitos sabem que japoneses não comem com garfos e facas, como os ocidentais, eles tem seu principal talher que é o hashi! Mais, poucos sabem o porque disso, porque eles não comem com garfos? Isso é o que vamos descobrir!






Na verdade essa tradição surgiu na China durante o período da dinastia Shang (1766 e 1122 a.C.) Os chineses antes usavam as próprias mãos e as facas de caça para se alimentarem, então passaram a utilizar os pauzinhos como talher, pois eles acreditavam que era falta de educação sujeitar os convidados a esforços durante as refeições, como por exemplo, ter quer cortar o alimento, é considerado por exemplo, um ato mal educado servir um frango assado ou peixe por inteiro.

Na China eram chamados de Kuai-tzu, os palitinhos foram levados para o Japão por volta do séc VII, onde ganharam o nome de Hashi.
Antes os hashi eram utilizados somente para oferecer alimentos às divindades, pois as mãos eram consideradas impuras para tocar no alimento dos deuses.
Mais não demorou muito para que assim como os chineses os japoneses adotassem a cultura de comer com os pauzinhos que é um dos maiores símbolos da cultura japonesa.

O filósofo chinês Confúcio, que viveu 500 a.C, foi um forte pregador do vegetarianismo e nunca permitiu facas no momento da alimentação, algo que foi muito difundido pelos países asiáticos.
Contudo, cada país possuem mínimas diferenças na utilização dos palitinhos, por mais que sejam bem discretas.

Uma razão para a preservação desse hábito milenar é o isolamento em relação ao resto do mundo, na qual os países orientais foram submetidos durante séculos. Pois os talheres só se tornaram conhecidos no Oriente no mundo moderno.

\(^_^)/ Eu curto comer usando Hashi/Kuai-tzu... se você também curte ou apenas acha interessante, não deixe de curtir a nossa página do facebook e também visitar a nossa lojinha!

Link da página -> Like
Link da Lojinha-> Like

Não deixe de comentar, caso gostaram da postagem ou se faltou algo também...podem perguntar o que quiserem \(^_^)/ estarei respondendo a todos!
Até a próxima meus Nekos! Nyah!

5 comentários:

  1. Uau que interessante Maru, amei \(*o*)/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou neko, fico muito feliz \(^_^)/

      Excluir
  2. Dinastia Shang, pow tem muitos anos heim! :D amei o post Maru!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e comentário \(^-^)/
      fico feliz que tenha aprendido coisas novas por aqui!

      Excluir
  3. Olá!
    Nunca tinha parado pra me perguntar isso ._. Acho que é o costume. É tipo perguntar porque escovamos os dentes asishiudshuif é tão automático que wtv.
    Adorei as novas informações. Sdds comer sushi usando hashi usagdyufgsduhdsuf
    Abraços~

    Nankin Dust

    ResponderExcluir

♥Olá Neko, leu e gostou? Comenta!
♥Sua opinião é muito importante para o funcionamento do Maru Sama!
♥Compartilhe, e volte sempre! \(^_^)/