O Teatro Japonês: Kabuki e Noh

Shinainaru Dokusha Konnichiwa!
Watashi Wa Maru Sama desu!
親愛なる読者こんにちは!
私は丸さまです!
''Olá queridos leitores! Aqui é a Maru Sama!''

\(^_^)/ Decidi começar o post com frases de saudação em Japonês, pois ajuda muito a quem tem interesse de aprender a língua e também estou estudando.
O post de hoje é sobre um assunto  bem legal e que acredito que muitos de vocês gostem assim como eu : Teatros!
Mais vamos falar de um totalmente diferente dos ocidentais! Que é o teatro Kabuki e o Noh!



O Teatro Kabuki

É bem conhecido pela estilização do drama, maquiagem e figurinos usados pelos atores.
O Significados dos ideogramas quem compõem a palavra Kabuki é ''canto (KA) , dança (BU), e habilidade (KI) ''. Logo a palavra significa '' A arte de cantar e dançar''. Acredita-se também que a origem da palavra seja do ''Kabuku'' que significa ''ser fora do comum'', na qual se liga ao sentido de ''teatro vanguarda'' ou ''teatro bizarro''.

Sua origem foi no século XVII, quando faziam paródias de temáticas religiosas com danças. Em 1629, esse tipo de teatro foi proibido pelo governo japonês.
O espetáculo logo foi encenado por homens que faziam papéis de mulheres.

O Teatro Kabuki tornou-se popular por misturar realismo e formalismo, música e dança, mímica, encenação e figurinos, também constantes integrações entre os atores e a platéia.


História do Kabuki

Em 1603-1628 foi o surgimento do Kabuki, fundado por Izumo no Okuni, uma miko do santuário Izumo Taisha. Atrizes representavam papéis tanto femininos como masculinos,  com encenações cômicas sobre a vida cotidiana.
Okuni foi até convidada para apresentações na corte imperial. Na época liderado por Tokugawa Leyasu. Com o tamanho sucesso, levantaram-se outros grupos rivais e o Kabuki cresceu.
Na época do Edo, o teatro também era conhecido como (歌舞妓) ''cantora prostituta e dançarina'', porque neste período, as atrizes dançavam de forma insinuativa e algumas eram dispostas à prostituição.
Logo em 1629 o tal fora proibido pelo governo.
O Kabuki então foi executado apenas por atores do sexo masculino e adultos, chamados de Yoro-Kabuki, que faziam papéis de ambos sexos.


O Kabuki masculino veio com algumas alterações nas performance, o aumento de stress foi acrescentado no drama em vez da dança, as performances eram igualmente as do original kabuki feminino e também os atores eram disponíveis à prostituição (tanto para clientes homens como para mulheres).
O público tornou-se frequentemente desordeiro, e alguns conflitos surgiram ocasionalmente, e surgiram novas leis de proibições sobre o teatro.

Na era Genroku, 1673 á 1735 é quando o kabuki cresce fortemente, e as estruturas das peças foram formalizadas nesse período, assim como os muitos elementos de estilização e formaram-se os tipos de personagens convencionais.


Em meados do século XVII o Kabuki perdeu temporariamente a preferência do público por causa do Bunraku, que é o teatro com bonecos na época.

Após a era Meiji as grandes mudanças culturais começaram a em 1868, com a queda do Shogunato Tokugawa, a supressão das classes dos samurais e a abertura do Japão ao ocidente ajudaram a renascer o Kabuki.
Assim os atores lutaram para elevar a reputação do teatro para as altas classes e adaptar os estilos tradicionais aos novos gostos. E todos os esforços realmente funcionaram foi em 21 de abril de 1887 quando o imperador Meiji participou de uma das performances.

O Kabuki Hoje

Após a 2° guerra mundial, além da devastação que causou a guerra, muitos rejeitaram o estilo e pensamentos do passado, entre eles a prática do Kabuki. Contudo, produções populares e inovadoras do Kabuki tradicional, dirigidas por Tetsuji Takechi, são atualmente conhecidas por trazerem renascimento ao Kabuki na região de Kansai.
Hoje no Japão, é a arte mais popular dos estilos tradicionais de dramas japonêses, e os seus atores frequentemente trabalham tanto na tv quanto em cinema.

***

O teatro Noh


Noh (Habilidade e talento) ou Nogaku (talento que vem com facilidade)
É um tradicional teatro japonês que combina canto, música, poesia e pantomima. vem desde o Século XVI é uma importante forma de drama musical clássico japonês.

No Noh os atores fazem personagens com máscaras mais não são todos, suas raízes são do Nuóxi, um teatro chinês. Também deu origem ao teatro Kabuki, citado anteriormente nessa postagem.


O foco da narrativa do Noh é a protagonista Shite, que é um espírito errante que exprime de forma lírica nostalgias dos tempos passados, o coadjuvante Waki, geralmente um monge, não interfere no curso da ação, apenas é o revelador da essência de Shite. Um coro e 4 instrumentos que auxiliam na condução da trama.

O Noh Hoje 

sendo uma arte tradicional e não de inovações algumas campanhas possuem textos novos ou apresentam peças tradicionais incomuns ao velho reportório.
Também acontecem misturas de outras tradições teatrais e as companhias de Noh estão localizadas em Tokyo, Osaka e Kyoto.

Essa foi a postagem de hoje! espero que tenham gostado, não deixem de comentar e compartilhar, para ajudar o Maru Sama!
Até logo!\(^_^)/
Mata Ne! またね!

5 comentários:

  1. :P interesante. Ta ai um dos motivos que influenciam o estilo j rock visual kei (se vestir de mulher) kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Yo Igor Chan! \(^_^)/
    Isso foi uma influência sim para o visual Key, podemos notar que o estilo da maquiagem de alguns grupos é bem semelhantes com a do Kabuki!
    \(*o*)/ Arigatõ pela visitinha e comentário!
    Nyah!

    ResponderExcluir
  3. Agora não chamo mais as mascaras do Noh de mascaras Kabuki!
    Muito bom o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yo Pedro! Haha que ótimo! Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado e comentado! \(^_^)/

      Excluir

♥Olá Neko, leu e gostou? Comenta!
♥Sua opinião é muito importante para o funcionamento do Maru Sama!
♥Compartilhe, e volte sempre! \(^_^)/