Artes Marciais Japonesas

Olá meus Nekos!
Estou trazendo um tema hoje que talvez ainda não tenha nem tocado ainda no assunto com vocês, eu amo artes marciais, já fiz karate durante 8 anos, dei uma pausa por motivos maiores, mais ainda pretendo voltar com certeza, o dojô é minha casa!
Eu vou falar sobre 10 artes marciais mais praticadas no Japão, e óbvio o karatê está nesta maravilhosa lista!♥ Vamos lá!



As artes marciais são disciplinas físicas e mentais, sistematizadas em diferentes graus, tendo como objetivo um alto desenvolvimento dos seus praticantes para que possa defender-se ou submeter o adversário mediante a diversas técnicas, geralmente sem armas de fogo e outros dispositivos modernos.

Karate


O Karate (空手), que é também chamado de Karate Do (空手道), significa ''mãos vazias'' ou ''caminho das mãos vazias''.
A arte nasceu em Okinawa antigamente conhecido como reino de Ryukyu.
Gichin Funakoshi é considerado o pai do karate e também fundador do Karate Shotokan, foi atravéz dele que o Karate foi disseminado em 1917 e incorporado na rede pública de ensino do Japão.
A modernização e sistematização do Karate também incluiu o uniforme (um quimono ou karategi branco) e faixas coloridas indicadoras do grau do praticante, ambos foram criados e popularizados por Jigoro Kano, o fundador do Judô, ele também contribuiu com técnicas que foram compiladas no estilo Shotokan, o conceito do DO foi reinterpretado segundo suas idéias.

Lembro que no meu dojô ''dojô é a sala onde se pratica artes marciais com tatame, que é um piso macio'' tinha um quadro grande bem bonito do Jigoro Kano, um dia os meus colegas sem noção estavam jogando uma bolinha que era usada para treinamentos \(^_^)/ adivinhem! Ela foi direto no quadro e quebrou, eu dedurei eles pro sensei e pagaram o quadro além de receberem punições devidas na base de bamboo
 \(^_^)/ deve ter doído! Mais aprenderam a se comportar e tomaram juízo!

Judo


O Judo (柔道), significa ''caminho suave'' ou ''caminho da suavidade'' , foi criado por Jigoro Kano, como eu havia citado acima, ele é considerado um dos mais ilustres mestres de artes marciais dos tempos. O Judo foi criado nos finais do séc 19.

Kyudô


Kyudo (弓道), significa ''caminho do arco'', é uma arte marcial que se utiliza arco e flecha, antes chamada de Kyujutsu, sendo uma disciplina no treinamento dos samurais.
No século 16 o arco e flecha não era mais utilizado como armas de guerra e sob a influência religiosa, o Kyudo tornou-se um esporte muito popular no Japão.

Sumo


O Sumo (相扑), é o esporte nacional do Japão, sua origem ocorre a partir do séc 8 d.C, a partir de 728 d.C o imperador Shomu Tenno passou a realizar campeonatos oficiais de Sumo em festivais de colheita anuais e mais tarde em festivais religiosos.
Os praticantes usam tecnicas para levar o oponente ao chão, quem tocar qualquer parte do corpo primeiro no chão exceto a parte inferior dos pés, perde a luta.

Shorinji Kenpo


O Shorinji Kenpo (少林寺拳法) surgiu depois da 2° guerra mundial , em 1974 pelo mestre japonês Doshin So, que havia ficado exilado na China durante a guerra.
Voltando para o Japão deparou-se com o país devastado e uma nação pessimista, então decidiu criar o Shorinji Kenpo, uma arte marcial com características técnicas bem semelhantes ao Shaolin Kung Fu ''arte marcial chinesa'' , que através da filosofia budista desenvolve auto confiança, coragem e compaixão assim também como sentimento de justiça.

Ninjutsu



O Ninjutsu (忍术), que significa ''técnica da espionagem'', existe a 2 mil anos, para muitos é mais uma arte de truques do que uma arte marcial, é também conhecido como Ninpo, Ninjitsu e Shinobi-jutsu. A arte surgiu na província de Iga (Mie) e Koka (Shiga).
Reune-se estratégias de luta de guerra não convencionais e a arte da espionagem feita pelos shinobis, que são conhecidos como ninjas, fora do Japão.

Sojutsu



O Sojutsu (枪术), é uma arte marcial que utiliza a Yari '' uma lança'',Também chamada de Yarijutsu.
Foi difundida no Japão Medieval entre os combatentes de guerra.
No Japão existem escolas de Sojutsu embora sejam poucas comparadas com as das outras artes, também existe o Jukendo é uma arte inspirada no Sojutsu só que em vez de usar Yari usa uma baioneta.

Kendo



O Kendo (剣道) significa ''caminho da espada'', caracteriza-se no combate com espadas japonesas,
As práticas originam-se da esgrima e trata-se da evolução do Kenjutsu.
As espadas de bambu ''Shinai'' e a armadura ''Bogu'' na prática do Kendo, foi atribuída ao japones Naganuma Shirozaemon Kunisato, durante o perído Shotoku (1711-1715). Dessa forma praticar Kendo tournou-se mais seguro, ágil e versátil.

Aikido



Aikido (合气道) significa ''caminho da harmonia da energia'' , foi desenvolvida por Morihei Ueshiba,  em 1920. Com suas incríveis técnicas de auto defesa o Aikido consiste em desenvolvimento espiritual e filosófico dos praticantes.

Jujitsu



O Jujitsu (柔术) significa técnica suave, ele não utiliza armas, assim como o Karate, utiliza-se técnicas como torções, golpes de alavancas e pressão para derrubar e também tomar domínio sobre o adversário.
A origem deu-se pro volta do século 20, quando o judoca Mitsuyo Maeda veio para o Brasil, e ensinou Judo para os brasileiros Luiz França e Carlos Gracie.
Assim surgindo o Jiu-Jitsu brasileiro, que combinava técnicas de Judo e Jujitsu.

Então esse foi nosso post de hoje nekos, espero que tenham gostado, por favor visitem
a loja da Maru - marusamastore.iluria.com
(artigos orientais e cultura pop)
Visitem meu segundo blog - marusamaculturapop.blogspot.com.br
(cultura pop)
E curta a página no facebook - facebook.com/marusamaofficial/?fref=nf
Não esqueçam de deixar seus comentários \(^_^)/ e pratiquem artes marciais
pois faz muito bem!
Até Mais!♥

12 comentários:

  1. Ameeeeeei esse post! Eu nunca pratiquei nenhuma delas, mas de todas a que eu mais gosto é Aikido <3, pena que é meio complicado de achar por aqui, acho mais é judo e karate. Qual a sua favorita?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. \(^_^)/ Olá Elidiana, sim aqui algumas artes marciais nem temos escolas, minha favorita é o Karatê, pois foi a que mais pratiquei na vida, já fiz também taekwondo, é uma arte marcial coreana, muito parecida com o Karate pois foi totalmente criada baseada nele, também já fiz Kun-fu Wushu ''arte marcial chinesa'' mais não foi por muito tempo, eu gostaria muito de aprender Ninjutsu, Kyudo e Aikido \(^_^)/ mais ainda não achei escolas oficiais destas artes! Voltarei a praticar Karate em breve e quem sabe Kung-fu tb!♥

      Excluir
    2. Nossaa tu já fez várias hein! Taekwondo eu conheço também, mas como disse nunca pratiquei nenhuma, tenho vontade, é uma pena que não tenha Aikido :c

      Excluir
    3. \(^_^)/ Pratique, é a melhor coisa que existe! Procure qualquer outra que você simpatize, eu indicaria o Karate para qualquer pessoa \(^_^)/, é uma pena que não temos Aikido \(T-T)/ Ahhh sim eu desativei a moderação de comentários, atendendo seu pedido! :3

      Excluir
  2. Esqueci de dizer: além do karate kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Seus amigos não ficaram bravos pq você dedurou? kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. \(^_^)/ Sim ahuaheuhauheu e muito! Mais no fundo sabem que fiz por bem, e eles voltaram e pediram desculpas pra mim também por terem ficado bravos comigo, até porque eu era faixa mais graduada que eles!hahahaha essa história e muito engraçada até hoje!

      Excluir
    2. Que ótimo! É mais pela disciplina que tem lá né? Pois se fosse colega de colégio acharia mais difícil pedirem desculpas kkkkkkk

      Excluir
    3. \(^_^)/ Exatamente, a disciplina lá e muito forte, acho que em qualquer escola oficial de federação, artes marciais não é só luta, é caráter, respeito e principalmente a disciplina, contudo os alunos da minha turma eram novos, na época eu tinha uns 9 anos ahuahue hoje tenho 18
      \(^-^)/ e eles sabiam que eu fiz o certo, pois se não todos da turma pagaria injustamente! Não só o valor do quadro, mais sim punições kkkkkkk

      Excluir
  4. Gostei bastante do post, bem organizado e bem legal ☺. Acho que os seus colegas devem ter a marca do bambu até hoje, pq bambu é bem forte kkkkkk.
    Um grande abraço Maru 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii \(^_^)/ hahaha eu acho que ficou uma bela tatoo!hahaha o bom é a disciplina que eles aprenderam
      Abraços da Maru ♥

      Excluir

♥Olá Neko, leu e gostou? Comenta!
♥Sua opinião é muito importante para o funcionamento do Maru Sama!
♥Compartilhe, e volte sempre! \(^_^)/