Mitologia japonesa: Namazu, o causador de terremotos

Olá meus Nekos! Tudo bem com vocês?
Espero que sim!
Eu sei que fiquei um tempo sem postar, mais eu já havia informado no outro blog, que eu tinha torcido o pulso e não estava usando ele muito bem, logo não tinha como ficar escrevendo \(T-T)/
e nesse meio tempo, eu fiquei melhor, agradeço a todos os nekos que me desejaram melhoras lá nos comentários, por emails e redes sociais ♥
bom, essa semana aqui em minha cidade o tempo mudou e fiquei resfriada, ainda to \(T-T)/ mais logo logo isso passa, agora que estou bem melhor, voltei a fazer as postagens ♥
Hoje estou trazendo mais uma mitologia, que vocês vão amar conhecer, ou se já conhece vai entender ainda mais ♥ Vamos lá!



Namazu, é um bagre gigante, que segundo a mitologia japonesa, é o causador de terremotos.
Ele é um Youkai, que pode-se dizer um ''monstro'' ou seja, está associado a criaturas do folclores japonês que trazem tragédias e desastres.

Segundo a lenda, o Namazu ao movimentar sua cauda, pode tremer todo o planeta, causando grandes devastações, antes da popularidade da lenda, os japoneses acreditavam que os tremores de terra eram causados por criaturas gigantes que viviam abaixo das ilhas do Japão, como dragões ou monstros marinhos por exemplo. Com o tempo o Namazu foi tomando o posto como o causador dos terremotos, segundo a imaginação do povo japonês.

E, novembro de 1855, um grande terremoto Ansei atingiu Tokyo, destruindo mais de 7 mil vidas, causando um terrível desastre, e o culpado disso tudo foi tido como o Namazu, como de costume, então xilogravuras do bagre gigante ficaram bastante populares na época.

A Rocha Kaname-Ishi


Acredita-se que o único que pode controlar o Youkai Namazu, é o deus Kashima, utilizando uma grande pedra chamada ''Kaname-Ishi'' (pedra fundamental). Porém certa vez Kashima saiu da cidade, deixando Ebisu no comando ''deus da pesca e do comércio''. Durante a sua vigia, ele de descuidou e  dormiu, assim Namazu escapou.

Hoje em Dia

O Namazu é utilizado como amuleto de sorte, para proteção de catástrofes naturais, ele é visto de forma positiva desde o período Edo, como um período de grandes mudanças ou uma alerta de que catástrofes estão para acontecer, ha diversas formas de interpretar o Namazu, para uns é uma figura assustadora, para outros é só um elemento de posição social e para outros é um símbolo de proteção.
A lenda também sofreu varições, em algumas delas, em vez do deus Kashima usar a pedra fundamental, ele usa espada ou até mesmo uma abóbora mágica para dominar o bagre youkai.

Bom meus nekos, esse foi o post de hoje, espero que tenham gostado ♥ não deixem de comentar e compartilhar, sempre estarão ajudando ao blog se expandir para mais nekos como vocês!
Até a próxima!
Nyahh!

6 comentários:

  1. Oi, Tudo bem? Desejo melhoras!
    Eu não conhecia mas gostei muito. O interessante é como você mostrou que as pessoas interpretam de formas diferente, muito legal.
    Abraço

    Zona Otakus e Otomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá \(^_^)/ muito obrigada!
      Fico feliz que tenha gostado e aprendido aqui ♥
      Abraços!

      Excluir
  2. Uau Maru, seus post cada vez mais surpreendentes \(^_^)/ eu amei a lenda, eu conhecia mais nem tanto!
    Um abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Oi \( * w * )/ fico super feliz que tenha gostado, muito obrigada!!!
      Um abração de volta!

      Excluir
  3. Impressionante, não conhecia a lenda, os japoneses e suas valiosas histórias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mauro, realmente são valiosas mesmo, obrigada pela sua visitinha e avaliação!Fico feliz que tenha gostado ♥

      Excluir

♥Olá Neko, leu e gostou? Comenta!
♥Sua opinião é muito importante para o funcionamento do Maru Sama!
♥Compartilhe, e volte sempre! \(^_^)/