Seifuku, os tradicionais uniformes escolares japoneses! (Repostando!)

Olá nekos!
Essa a primeira vez que faço um ''repost'' aqui no blog, devido a essa postagem ''seifuku'' ter sido a primeira mais vista, ela foi uma das primeiras, pra quem ta a muito tempo seguindo o blog já sabe,
e eu acho que merece uma ''remasterização'' hahaha se é que entendem, o blog na época estava começando então foi lá uma coisa tão bem feita, então pra hoje em dia não seria mais aceitável.
Aqui esta o link da antiga postagem (link) quem quiser ver como estava horrível hahaha clica ai e pode zoar! \('' ^_ ^)/

♥Então vamos nessa!



O seifuku com certeza já é muito bem conhecido pelas pessoas que tenha até o mínimo conhecimento pelo Japão, se você já assistiu algum anime na vida, ou se não assiste e estava mudando de canal e viu de relance, tem que ter visto um personagem usando uniforme escolar tradicional \(^_^)/ se não foi desse jeito tem que ter sido de outro hahaha
Ai estão três exemplos de animes:



Uniformes tradicionais japoneses já existem ha mais de 100 anos na Era Meiji, o primeiro modelo era bastante formal, a parte de cima era um quimono e um hakama, na qual foram selecionados pelo ministério da educação para elevar o perfil dos estudantes, segundo o museu Tombow (museu do uniforme). Logo em breve o quando o Japão começou a aderir costumes ocidentais, o antigo uniforme foi substituído pelo ''gakuran'', um conjunto de camisa de gola alta com botões até o pescoço e calças escuras, também sapatos e cinto escuros e muita das vezes um boné, assemelham-se aos uniformes militares do Japão daquela época, que eram baseados nos uniformes do exército da Prússia, pela sua grande potência.


Em 1920 uma escola feminina de Fukuoka, começou a usar um uniforme diferente, o Sailor Fuku, quem na prununcia japonesa ''Seera Fuku'', que se assemelhava ao uniforme da marinha britânica, saias com pregas, camisa com gola triangular e uma gravata em laço. Diz-se ainda que a diretora dessa escola tinha estudado na Inglaterra, e por isso resolveu adotar o modelo.
Sendo que a marinha britânica era de grande potência, com isso a aprovação desse tipo de uniforme foi unânime.


Curiosidades:

Uma coisa bem interessante, demonstra o papel simbólico que representa o uniforme para os estudantes, é que na cerimônia de formatura do colegial, uma garota pede ao garoto de quem ela gosta que lhe dê de presente o segundo botão ''de cima para baixo'' da sua camisa. Se assim o sentimento for correspondido, o garoto vai lhe dar o botão. É pedido o segundo pois é o que fica mais próximo ao coração.


Para os estudantes, o uniforme serve para criar e manter uma ligação muito forte com a escola onde estudam, além de também reforçar sua identidade dentro da sociedade japonesa como estudantes.
Já dentro da escola, o uniforme tem a mesma utilidade como aqui no Brasil, para remover as mensagens de status social e econômico, que todos nós carregamos de forma inconsciente em nosso modo de vestir.

Eu gostaria de ter estudado em uma escola com estes uniformes (╥﹏╥)
É uma pena que o Brasil não tenha aderido o costume haha
Mais quem não estudou, pode ter um fazendo cosplay gente, é o único jeitinho ┐( ̄∀ ̄)┌
Se você por acaso na sua vida, não sabe o que é um cosplay, eu já fiz um post sobre isso, porém é muito antigo e quem sabe pode ser repostado!
Emfim, se você gostou da ''repostagem'' comenta ai!♥ \(^_^)/
Sua opinião e compartilhamento serão sempre bem vindos!!♥
Até a próxima! Nyah!

8 comentários:

  1. Yo! Adorei o post! meu sonho é um dia estudar no Japão!
    Kisus do Kei-chan~♥ *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O nosso sonho então! (⌒▽⌒)
      Arigatõ!
      Kisus! Nyah! ♥

      Excluir
  2. Olá, gostei muito do post! Eu tenho um Gakuran da minha escola primária do Japão!
    Ótimo ter refeito o post! ( ^_^) melhorou 100% ! Você escreve sempre muito bem.
    Abraços~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yo!
      Arigatõ Takahashi San (⌒ω⌒)ノ me deixou muito feliz!
      Abraços!
      Nyah!

      Excluir
  3. Olá,Ma-chan eu quero \ o / todos..
    Uma mais lindo que outro *^*...
    Ai que vontade de usar um. *.*..
    Beijos flor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yoo Hisiy-Chan♥
      É sim, nem sei qual escolheria \(T^T)/ são lindos de mais! E quando lembramos que cada escola tem modelos diferentes uma das outras! Nossa e tanto uniforme lindo!
      Eu já concluí os estudos, então só posso ter um fazendo cosplay \(^W^)/ hihihi
      Kisus!
      Nyah!

      Excluir
  4. Olá tudo bem, gosto muito de mangás e animes e acho linda a cultura japonesa! tenho uma pergunta para fazer para você, esse estilo de roupa pode ser fabricada no Brasil para escolas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá \(^_^)/pode sim, não existe nenhuma regra que proíba de fabricar seifuku para escolas brasileiras, apenas cabe ao governo decidir essas coisas, eu gostaria que tivesse no Brasil também, apesar que já concluí o colegiado ♥

      Excluir

♥Olá Neko, leu e gostou? Comenta!
♥Sua opinião é muito importante para o funcionamento do Maru Sama!
♥Compartilhe, e volte sempre! \(^_^)/