Randoseru, a mochila escolar tradicional do Japão

Oláá meus Nekos ♥
Estava com saudades de postar :3 resolvi falar hoje sobre vida escolar japonesa, um assunto muito interessante para muitas pessoas que gostam da cultura de lá, e irei falar sobre as tradicionais randoseru, mochilas escolares japonesas que existem como padrão desde a metade do século XX, para as crianças do Shougaku, para entender tudo isso, continuem lendo!



A Randoseru é feita de couro animal ou couro sintético, em sua grande maioria é manufaturada e costumam ter preços elevados, comparado a mochilas comuns, sua durabilidade é de 5 á 6 anos em ótimo estado de conservação, o que faz valer a pena pagar pelo valor de uma.
As crianças japonesas do Shougaku ''ensino fundamental, 1° ao 6° ano'' usam a randoseru como padrão escolar desde a segunda metade do século XX, lembrando-se que é uma única randoseru durante toda sua vida colegial Shougaku, diferente de nós que em maioria mudamos de mochila todo ano ou até duas vezes no mesmo ano, isso também deve-se a alta qualidade que tem a mochila.

O nome Randoseru é uma adaptação da palavra holandesa ''Ransel'' que significa mochila, elas chegaram ao Japão no séc 19 que era utilizada por soldados japoneses, devido a ela não causar dores ou incômodos na coluna, só que em 1885 o governo japonês e o Gakushuin Elementary School tiveram a iniciativa de utilizar a randoseru como modelo de mochila padrão para todos os estudantes do fundamental, o que foi bom pois as crianças no Japão costumam ir a escola à pé em grupos e não de carro com os pais, e o peso na mochila não afetaria a coluna cedo.


No início as randoseru eram produzidas em apenas duas cores, vermelho ou preto, no caso o vermelho era utilizado pelas meninas e o preto pelos meninos, com o passar do tempo as coisas foram mudando e se tem randoseru de várias cores e detalhes, mais os modelos são sempre padrões, porém existem escolas que só permitem o uso de randoseru preta ou vermelha, por serem mais conservadoras da tradição.

Uma Randoseru típica possui por volta de 30cm de altura por 23 de largura por 18 de profundidade, com couros mais macios, quando vazia pesam por volta de 1,2 Kg, entretanto a demanda por um modelo mais leve e robusto fez com que parte das randoseru passassem a ser fabricadas de couro sintético e em resposta a necessidade curricular criada a partir de 2011, ha uma demanda crescente para mochilas grandes o bastante para carregar folhas A4 sem dobrar.


Como eu havia dito, o valor da randoseru reflete-se a sua durabilidade/qualidade, uma nova em couro legítimo pode custar a partir de 30,000 Yenes, ou até quadruplicando esse valor, caso seja uma de couro de cavalo, o uso de couro sintético reduz consideravelmente o custo da mochila.

Para os japoneses a randoseru é um símbolo muito importante referente ao início da vida estudantil, e lembrança das poucas preocupações dos anos de infância, muitos japoneses mesmo na idade adulta não consegue se desfazer da sua randoseru que foi sua boa companheira por um bom tempo da sua infância, um motivo de orgulho do seu sistema educacional e de quem soube dar valor a sua mochila.


Não é porque é infantil que significa que adultos não usem randoseru, sabemos que o Japão possue uma enorme diversidade de estilos e subculturas, e a cultura Kawaii ''fofo'' literalmente traduzido, que é bem extensa, como ''lolita, decora, gyaru'' etc... são modas que utilizam objetos, roupas, maquiagens fofas e infantilizadas, e a randoseru é um síbolo kawaii muito usando por pessoas que seguem essas modas e estilos ♥
Eu quero a minha :3

Emfim Nekos, vou deixar um video de um review de uma randoseru e vou encerrar por aqui o post!


Espero que tenha gostado :3 compartilhem e deixem seus comentários! Até a próxima ♥

2 comentários:

  1. Eu me imagino usando essa mochila para ir a escola, existe alguma coisa mais "Anime" que ir a escola com essa mochila usando uniforme escolar? NÂOOOOOO \^.^/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente são as mesmas mochilas que aparecem em personagens estudantes dos animes :3
      eu acho ela muito fofinha XD teria uma sem dúvidas!

      Excluir

♥Olá Neko, leu e gostou? Comenta!
♥Sua opinião é muito importante para o funcionamento do Maru Sama!
♥Compartilhe, e volte sempre! \(^_^)/